Doce de Maracujá

Posted on 23/11/2016

2


doce-maracuja

Há não muito tempo descobri que aquela parte branca da casca do maracujá, que geralmente jogamos no lixo, pode ser aproveitada em algumas receitas, como geléias e doces ou mesmo para fazer a farinha da casca de maracujá.

Nas minhas tentativas culinárias, testei inicialmente a farinha, que deu pra fazer, mas não consegui triturar tão perfeitamente fina e ficou tipo “em flocos”, que dá pra colocar numa salada ou misturar na comida, mas dá um gosto um pouco amargo e não costumo usar com frequência.

Depois, testei a geléia da casca de maracujá, que é bem fácil de fazer e fica muito gostosa. Depois posso postar aqui a receita.

Hoje foi a vez do doce de maracujá, que outro dia meu pai tentou fazer, mas foi meio que na experiência, sem saber as quantidades dos ingredientes. Ficou boa, mas senti que faltava alguma coisa. Então saí pesquisando na net e encontrei várias receitas bem parecidas, e acabei adaptando a minha ao meu gosto e ficou maravilhosa!

Não posso dizer que seja verdadeiramente algo light, muito menos diet, umas vez que leva bastante açúcar, mas com certeza é muito mais nutritivo e saudável do que os doces industrializados e sobremesas à base de leite condensado e/ou creme de leite. E é ótima para matar aquele desejo de comer algo doce. Na minha opinião o resultado ficou muito bom. Não sou muito fã de doces em compota, pois normalmente acho excessivamente doce, mas esse pra mim estava perfeito pois não ficou doce demais e a consistência estava ótima. Difícil foi parar de comer para vir escrever. rsrs

Vamos testar? Depois postem aqui o resultado de vocês.

Ingredientes:

  • 6 maracujás
  • 1 xíc. açúcar branco
  • 1 xíc. açúcar mascavo
  • 2 xíc. água filtrada
  • 1 limão

Modo de preparo:

Lave bem os maracujás, descasque-os como se fossem uma laranja, retirando apenas a parte amarela da casca. Corte ao meio e retire a polpa. Coloque as cascas brancas numa panela, cubra com água e deixe de molho na geladeira de um dia para o outro. Bata a polpa ligeiramente no liquidificador com cuidado para não triturar muito o caroço e extraia o suco concentrado (se preferir, pode deixar a polpa com as sementes). No dia seguinte, escorra as cascas brancas (despreze essa água) e corte em pedaços. Numa panela funda, junte todos os ingredientes (água, açúcar, limão e cascas), deixe ferver em fogo brando até dar o ponto do doce e as cascas ficarem bem macias.

Anúncios