Pão de Queijo sem Queijo

Posted on 03/12/2013

0


Pão de Queijo sem Queijo

Pão de Queijo sem Queijo

Depois que comecei a cortar os laticínios da minha dieta comecei a sentir falta de salgados nas minhas opções de lanche, pois como tinha grande restrição aos biscoitos, em geral, sobravam basicamente os bolos e sorvetes/picolés, tudo caseiro, claro, para garantir a ausência do leite.

Então comecei a procurar receitas na internet e encontrei uma semelhante a esta, que fiz algumas adaptações e testei.

O resultado foi bem satisfatório em sabor, aparência e textura. Apesar de não ser o mesmo gosto, não a pessoa não souber de que é feito é capaz de achar mesmo que é o pão de queijo tradicional. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:

  • 1 xíc. de purê de mandioca/macaxeira/aipim
  • 1 xíc. polvilho azedo
  • 1/2 col. sopa de sal
  • 2 col. sopa de óleo vegetal

Preparo:

Numa panela de pressão, cozinhe a mandioca até ficar bem macia, mas sem se desmanchar. Amasse a mandioca até virar um purê e misture o óleo vegetal até ficar homogêneo. Junte ao polvilho e ao sal, misturando bem até ficar numa consistência que permita enrolar. Caso a mistura esteja muito seca, vá acrescentando a água do cozimento da mandioca aos poucos. Faça bolinhas e asse em forno médio por cerca de 20 a 30 min. Se preferir, pode congelar as bolinhas ainda cruas e assar somente na hora que for consumir.

O rendimento vai depender do tamanho das bolinhas. Fiz bolinhas pequenas e com esta receita fiz mais de 60 pãezinhos.

OBS. Esta receita também pode ser feita com batata inglesa. Já fiz uma vez e também ficou bom. A vantagem da batata é que não tem tanta fibra como a mandioca, deixando a mistura mais homogênea.

Anúncios