Base para bolo sem leite ou derivados

Posted on 24/11/2013

0


Para aqueles que possuem restrições alimentares como alergia à proteína do leite de vaca (APLV), intolerância à lactose, alergia a soja, ovo, gluten, ou mesmo os vegetarianos/veganos, segue uma receita base de bolo que pode ser utilizada para os bolos em geral, no sabor de sua preferência.

Sabendo esta receita base fica mais fácil experimentar bolos de diversos sabores. É prática e bem rápida de fazer. Se ainda quiser deixar a receita mais nutritiva e funcional, pode acrescentar 2 col. sopa de biomassa de banana verde em qualquer possibilidade de receita.

Ingredientes:

  • 3 ovos (podem ser substituídos por 3 col. sopa de farinha de linhaça, batida na hora do preparo e hidratada com 06 col. sopa de água por cerca de 10 a 15 min)
  • 1/2 xíc. chá de óleo vegetal da sua preferência (milho, soja, canola, coco, etc)
  • 2 xíc. chá de açúcar (se o bolo for de alguma fruta doce, como laranja ou abacaxi, costumo reduzir o açúcar para 1 xíc. chá, mas é a gosto)
  • 2 1/2 xíc. farinha de trigo (pode ser substituída por farinha sem glúten)
  • 1 col. sopa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 xíc. chá suco concentrado da fruta que preferir (laranja, tangerina, maracujá, abacaxi etc) ou  3 bananas batidas ou 3 cenouras batidas ou 3 col. sopa de chocolate em pó (atenção para não usar achocolatado, pois contém leite) com 1 xíc. chá de água fervente.

Preparo:

Numa tigela, peneirar os ingredientes secos: açúcar, farinha, fermento, sal e chocolate em pó (se for usar) e misturar bem até ficar numa cor homogênea. Reservar. Bater no liquidificador os líquidos: ovos ou linhaça, óleo e suco/banana/cenoura/água. Incorporar a mistura líquida aos sólidos aos poucos, mexendo delicadamente até obter uma mistura homogênea. Colocar em forma untada com óleo e enfarinhada e assar em forno médio pré-aquecido a cerca de 230º durante 40 a 45 min.

Observação: Peneirar os sólidos é uma prática que ajuda a deixar o bolo mais fofo, retira a umidade da farinha e evita a presença de possíveis impurezas, como algumas pedrinhas que podem estar presentes nas farinhas.

Anúncios