Biomassa de Banana Verde

Posted on 23/11/2013

0


Banana Verde

Fonte: freedigitalphotos.net

A biomassa é preparada a partir da banana ainda verde, e por isso, possui um sabor bem neutro, não interferindo no resultado final da receita.

É considerada um alimento funcional pois controla as taxas de glicose (açúcar) no sangue, ajudando no combate ao diabetes; equilibra a flora intestinal, regulando o funcionamento do intestino; e ainda proporciona uma sensação de saciedade, sendo portanto uma grande aliada nas dietas de emagrecimento. Com duas colheres de sopa por dia durante duas semanas já se pode notar mudanças na silhueta, podendo ser incluída no preparo de doces ou salgados, sucos ou iogurtes. É um verdadeiro coringa na cozinha!

Rica em fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio, é ótima para fazer vários pratos, como tortas, bolos, molhos, sopas ou sucos.

Segundo especialistas, a biomassa da banana verde é mais rica em fibras do que a banana madura, além de possuir um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se porta como uma fibra solúvel no corpo.

De acordo com alguns estudiosos, uma colher de sopa da biomassa contém apenas 15 calorias e, se for utilizada junto com uma dieta saudável, é possível perder até 3 kg em um mês.

Os dois principais nutrientes da biomassa responsáveis por seus efeitos benéficos são a inulina, fibra que atua no intestino grosso, equilibrando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas; e o amido resistente, capaz de reduzir o colesterol e retardar a absorção de açúcar no organismo. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças cardíacas e do câncer de cólon (intestino).

A biomassa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, liofilizadas (em pó) ou pode também ser feita em casa, de forma rápida, prática e muito mais barata.

Segue então a receita e o modo de fazer:

Ingredientes:

  • 4 Bananas bem verde
  • Água

Preparo:

Coloque água numa panela de pressão destampada e leve ao fogo. Enquanto isso, corte as bananas do cacho, pelo talo, de forma que toda a banana fique completamente coberta pela casca. Lave bem com água e sabão e coloque na água, de modo que elas fiquem completamente cobertas. Tampe a panela de pressão e assim que começar a apitar conte 8 minutos. Desligue e espero toda a pressão sair naturalmente, sem forçar a saída pela válvula.

Após toda a pressão ter saído, retire as bananas da panela, descasque e coloque no liquidificador com 200 ml de água fervente (outra água que não seja a do cozimento das bananas). A consistência vai ficar semelhante a de leite condensado. O rendimento será de aproximadamente 500ml de biomassa. Ela pode ser usada para substituir leite condensado ou creme de leite nas preparações como bolo, cobertura, doces, sorvetes, mousses, estrogonoffs. É especialmente útil para os alérgicos à proteína do leite de vaca (APLV), intolerantes à lactose, veganos ou ainda quem quer deixar uma comida menos calórica e nutricionalmente mais rica.

Ao  guardar na geladeira, ela dura até 7 dias e a consistência fica firme, mas derrete novamente ao ser submetida ao calor. Ou pode ainda ser congelada por até 3 meses.

Anúncios