Tapioca Nordestina

Posted on 05/08/2011

0


A mandioca é uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias). Possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B. Possui uma casca fina na cor marron, sendo que a parte interna é branca.

A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos de índios do Brasil e de acordo com a região do Brasil, pode receber diversos nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba etc.

A tapioca, alimento de origem indígena, é produzida com a fécula da mandioca, ou também conhecido como polvilho, carimã ou goma. É o amido da mandioca.

Esta é uma iguaria típica principalmente no nordeste brasileiro, e apreciada por gente de toda parte.

Como às vezes batia uma saudade de algumas comidas típicas, resolvi então postar a receita, que não tem muito mistério em sua confecção.

Segue então a receita:

Ingredientes

  • 1 pacote (500 g) de fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 1 col. (chá) de sal
  • 300 ml de água

Preparo:

Deite o polvilho doce em uma tigela e acrescente a água aos poucos e misture até que o polvilho esteja todo molhado, a formar pequenos gomos (pedras). Peneire o polvilho molhado para formar uma farinha úmida, que será a base tapioca.

Aqueça então uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e coloque o polvilho peneirado na quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Deixe por alguns minutos até soltar da frigideira e vire o lado.

Acrescente o recheio da sua preferência e feche como se fosse um rissol.

No vídeo que segue o passo-a-passo de como a tapioca pode ser feita.

A tapioca tem um sabor neutro e pode ser consumida com o recheio que preferir, seja doce ou salgado: só com manteiga, com queijo e fiambre / presunto, com queijo e côco, com côco e leite condensado, com doce de leite, com carne seca e cebola, com queijo e goiabada (o famoso Romeu e Julieta), enfim, a quantidade de gordura e de calorias de cada recheio fica por conta e gosto de cada um.

Bom Apetite!

Fontes:

  1. www.suapesquisa.com/alimentos/mandioca.htm
  2. pt.wikipedia.org/wiki/Tapioca
  3. http://www.osacarolha.info/culinaria/receita-de-tapioca-como-fazer-tapioca/
  4. http://www.youtube.com/watch?v=hUwPVs2MD2E&feature=related
Anúncios